Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, dois porta-mísseis estratégicos Tu-95ms de longo alcance realizaram um voo programado sobre as águas neutras do Mar de Chukchi, região de fronteira com o Alasca, nos EUA
+ Clique aqui para ver o vídeo
A duração do voo foi superior a 12 horas. A escolta de caça foi fornecida pelas tripulações das aeronaves Su-35 das Forças Aeroespaciais.
“O voo foi realizado em estrita conformidade com as regras internacionais de uso do espaço aéreo”, disse o comandante da aviação de longo alcance, tenente-general Sergei Kobylash. “Os pilotos de aviação de longo alcance voam regularmente sobre as águas neutras do Ártico, Atlântico Norte, Oceano Pacífico, Mar Negro e Mar Báltico”, enfatizou.
Tu-95MS
A função primária do Tu-95MS é como portador de mísseis de cruzeiro estratégicos lançados do ar de longo alcance, tornando-o um componente chave do triângulo nuclear da Rússia.
O armamento do Tu-95MS inclui dois canhões automáticos de duplo cano Gryazev-Shipunov GSh-23 de 23 mm para autodefesa, bem como a capacidade de carregar uma mistura de mísseis de cruzeiro subsônicos lançados do ar Raduga Kh-55 (AS-15) ou os mais novos mísseis de cruzeiro lançados do ar Kh-101, entre outros.
O bombardeiro estratégico passou por inúmeras atualizações ao longo dos anos para melhorar seus aviônicos e desempenho geral. Versões modernizadas, como o Tu-95MSM, apresentam motores a hélice atualizados, novos sistemas de radar e sistemas de navegação que aproveitam o GLONASS da Rússia para capacidades aprimoradas de aquisição de alvos e navegação.
Fonte: Ministério da Defesa da Rússia – Foto e vídeo: Telegram https://t.me/mod_russia_en